Foto Sensível Grafia

Sensibilização do olhar na fotografia.

A intenção nesse percurso é desenvolver a percepção e desconstruir o olhar acomodado, questionar as formas e as fórmulas já conhecidas para se conectar com nossa capacidade mais profunda de criação e expressão, e acessar um lugar interno realmente novo.

Um dos objetivos é atrair pessoas interessadas em percorrer um caminho de experimentação com outras maneiras de enxergar a realidade.

Proponho encontros e vivências que visem a educação e o aprimoramento do olhar fotográfico através de exercícios simples, ao cultivar a observação, o estímulo dos sentidos e o senso de presença, em busca de uma fotografia mais expressiva e artística.

Utilizaremos a linguagem fotográfica poética e sensível, o que pode contemplar um anseio que muitas pessoas têm de fotografar melhor.

O desenvolvimento desse novo olhar fotográfico se dará principalmente através do estímulo à observação e à contemplação de tudo que existe ao alcance do olhar, e posterior apreensão através dos exercícios dirigidos.

Poderemos discutir sobre o conteúdo formal, sutil e imagético de algumas referências fotográficas, sobre as intenções de seus autores, além do estudo de composição do quadro. Mas sobretudo, refletir sobre questões subjetivas que surgirão durante o percurso como sentimentos, sensações, emoções e afetos, perceber as sutilezas das relações entre os seres, resgatando aspectos divinamente humanos, revelados durante o processo desse trabalho e visíveis nas imagens produzidas.

Embora não seja o foco do curso, a parte técnica e mais teórica da fotografia poderá ser abordada para elucidar as dúvidas durante o processo, para conhecer melhor e ultrapassar criativamente os limites dos recursos de seu equipamento no momento de fotografar.

Serão propostos exercícios e dinâmicas que estimulam os sentidos conhecidos e despertem os sentidos ainda inacessíveis;

Trabalharemos os afetos e as relações interpessoais, além de ver, compartilhar e comentar as imagens resultantes.

Outros temas são:

Percepção e intuição;

Sons e texturas;

Conceitos e preconceitos;

Percepção do corpo e do espaço;

Leitura de imagens;

Elementos e regras de composição do quadro;

Recortes e reenquadramento;

Luz: suas características e cor;

As relações entre fotógrafo, câmera e modelo;

Ponto de vista.

Participe!

Foto Sensível Grafia

Agosto

Carga Horária: 12h

Sábados, das 09h às 12h